PEDIDO AO SENHOR MINISTRO
Artur Dent
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Cidades - Lages
Escrito por Artur Dent   
Qua, 21 de Outubro de 2009 18:26

sábado, 17 de outubro de 2009

PEDIDO AO SENHOR MINISTRO

Senhor Ministro Patrus Ananias, antes de tudo quero agradecer sua importante presença em minha terra natal, vitima histórica dos pessimistas e tão abandonada por seus ”homens públicos”.

O senhor está visitando, pela primeira vez, uma terra habitada por um povo muito sofrido. Um povo que sente na alma a dor do esquecimento e da indiferença, e aquela terrível sensação de que não vale muita coisa. Um povo com a auto-estima tão baixa quanto seus olhares caídos pelo cansaço que sentem em relação a quase tudo. Um povo que aos poucos se abandonou ao paternalismo dominador, travestido de “bondade” que o coronelismo histórico impôs a nossa sociedade.

Um coronelismo cada vez mais implícito e sorrateiro que agora fala através da boca de quem deveria ser livre par cantar a liberdade; revela-se através dos que escrevem e sub-escrevem seus “dogmas e verdades absolutas”, e que alimenta os famintos através de sopões midiáticos humilhantes. Um coronelismo, que subliminarmente, mas com grande intensidade, vem classificando aqui em nossa cidade, as políticas públicas do seu Ministério e do Governo LULA, de assistencialistas e eleitoreiras.

Chamam aqui em Lages - aqueles que deveriam ser a voz da sociedade, e não lacaios das elites que os transformam em meros bajuladores -, o Bolsa Família de “Bolsa Vagabundo”. Isso seria perdoável se fosse apenas fruto da longa hegemonia dos politiqueiros sobre a mídia local. Contudo, essa pobre e infeliz frase, repetida centenas de vezes pelos midiáticos locais, revela algo mais preocupante e ameaçador.

Ela vai além do ódio histórico que a elite coronelista local nutre e multiplica pelas causas e ideais populares e de inclusão social. Essa frase é a radiografia de uma cultura preconceituosa, classista, e colonizada que nutre os comportamentos e direciona as atitudes de uma massa de pessoas, de todas as classes sociais, que em pleno século XXI e mundo globalizado, resiste a se humanizar.

Por isso senhor Ministro, faço um pedido ao vosso coração corajoso e sensível, a vossa mente astuta, lúcida e brilhante, e ao vosso espírito patriótico e calejado por tantas e vitoriosas lutas, para que com sua sabedoria e simplicidade tente convencer aos que deveriam olhar pelo nosso povo, a:

(a) Administrar com competência e boa vontade a nossa Farmácia Popular do Brasil. Além da má vontade política, ela é a única no estado de Santa Catarina que está inoperante por ser constantemente boicotada por aqueles que ganham polpudas comissões sobre a venda de remédios nas mais de 200 farmácias locais;

(b) Levar a sério, de forma justa e sem partidarismo demagógico, sem a troca de casas por votos, as diretrizes do Programa Minha Casa e Minha Vida, que ainda não saiu da gaveta da má vontade política dos nosos "homens públicos";

(c) Que o Pró-Jovem seja de fato destinado aos verdadeiros excluídos sociais, e não aos QI dos “cabos eleitorais”;

(d) Que a Secretaria de Geração de Trabalho e Renda, realmente Gere Trabalho, Gere Renda e que, no mínimo eles se capacitem para dar informações adequdas aos cidadãos que querem sair da clandestinidade produtiva e optarem pelo Programa Micro Empreendedor Individual. Outra Política Publica ignorada pelos “homens públicos” que não entenderam ainda o que é ser um Homem Público;

(e) Fazerem um debate sério, sem rancores partidários, sobre a importância de um Restaurante Popular em nossa cidade.

Senhor Ministro, olhai por nós...

Somente usuários registrados podem comentar!
+/- Comentários
Última atualização em Qua, 21 de Outubro de 2009 18:29
 
LiveZilla Live Help

Links Patrocinados

Please log in.